Light Steel Framing
Steel Framing é um sistema construtivo constituído por perfis leves de aço galvanizado que formam paredes estruturais e recebem painéis de fechamento. Dada a necessidade de industrializar e racionalizar a construção, a utilização dessas estruturas metálicas representa uma solução cada vez mais interessante, pois permite trabalhar com muita rapidez, a seco e sem desperdícios. O sistema possibilita uma construção seca com grande rapidez e qualidade.
No Brasil, a construção civil ainda é predominantemente manual, caracterizada por baixa produtividade e alto desperdício de material. Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de aço do mundo, este material é menos utilizado na construção em comparação com outros países.
Estrutura
O Light Steel Frame, LSF, são perfis de aço conformados em chapas que variam de 0,80mm a 2,50mm com revestimento de zinco de no mínimo de 180g/m² para áreas não marinhas e 275g/m² para áreas marinhas. A função destes perfis é estrutural, isto é, perfis projetados para suportar todas as cargas da edificação.
Os perfis são cortados por cisalhamento hidráulico, o que garante cortes precisos. Este processo dispensa o corte com disco abrasivo durante a obra, uma vez que todo material é entregue pronto para montagem.
Possui furos de serviço para facilitar a passagem de tubos de elétrica e hidráulica a cada 60cm, facilitando também eventuais manutenções
A vida útil de uma edificação construída em light steel frame pode chegar a 200 anos, dependendo da qualidade da execução e dos materiais utilizados. A recomendação é utilizar somente componentes certificados em todas as etapas da obra, desde a estrutura até os revestimentos, o que impedirá o surgimento de futuras patologias que poderão comprometer a longevidade do edifício ou da residência.
Vedações
Vedações são elementos utilizados para fechar e isolar os espaços, formando as paredes, tetos e pisos, substituindo as tradicionais paredes de alvenaria.
Existem diferentes tipos de vedações, cada uma com suas características e finalidades específicas.
• Glasroc X é uma placa de gesso com aditivos especiais e revestida nas duas faces por fibra de vidro. Proporciona uma alta resistência à umidade e raios UV e evita a formação de mofo. Possui tecnologia especialmente desenvolvida para uso em vedações externas e em áreas sujeitas a ação de intempéries.
• Placas cimentícias: São placas compostas por cimento, reforçadas com fibras de celulose ou sintéticas. São utilizadas principalmente para vedações externas, como fachadas e paredes externas.
• Painéis OSB (Oriented Strand Board): São painéis compostos por lascas de madeira orientadas em camadas e coladas com resina. Os painéis OSB são utilizados como base para revestimentos internos e externos, como o gesso acartonado ou a placa cimentícia.
• Gesso acartonado (drywall): Essas placas são fixadas aos perfis de aço por meio de parafusos e formam as paredes internas e os tetos. O drywall é conhecido por sua praticidade de instalação e oferece bom isolamento acústico.
Painel OSB
OSB (ORIENTED STRAND BOARD) é um painel estrutural de tiras de madeira orientadas em três camadas perpendiculares. Essas tiras de madeira são unidas com resina e prensadas sob alta temperatura.
No sistema Steel Frame, os painéis OSB são fixados nas guias e montantes metálicos que formam a estrutura da parede, garantindo a estabilidade.
• Contribui no contraventamento da estrutura, sendo importante no combate a ações do vento. São extremamente resistentes e suportam grandes cargas.
• Quando colocado em lajes ou coberturas contribui para a formação de um diafragma rígido na estrutura o que é de extrema importância para o travamento no topo das paredes.
• Ajuda também no desempenho térmico e acústico das paredes. Podendo ser colocado tanto no exterior como no interior da edificação.
Revestimentos
O sistema construtivo aceita diversos tipos de materiais de revestimento, mas é necessário atenção na escolha porque Steel Framing possui características únicas, ele é um sistema modular e por isso é necessário realizar a escolha de alguns tipos de revestimento já na etapa de projeto para que suas cargas sejam consideradas no projeto estrutural, como é o caso de pedras naturais.
Após a etapa da vedação e o tratamento das juntas, pode ser utilizada pintura, simplesmente, bem como diversos tipos de materiais, tais como:
• O Siding Vinílico um revestimento em réguas para uso externo, é fabricado com PVC de alta densidade que gera resistência e leveza com estética das casas americanas.
• Os Revestimentos Texturize são placas fabricadas com um mix de polímeros e cargas minerais, é ideal para utilização tanto em ambientes internos como externos. Ela possui o aspectos de pedras, é atemporal e sua estética é rústica e aconchegante.
• O SmartSide LAP é um revestimento que pode ser utilizado internamente e externamente, é uma régua com aparência de madeira que são dispostas de forma angular sobre a parede, formando uma aparência de escamas de tábuas de madeira.